Utilização do software Plúvio 2.1 para construção de curvas IDF

4 de janeiro de 2024

CURVA IDF / PLÚVIO

A curva IDF relaciona Intensidade, Duração e Frequência e é muito utilizada na engenharia para determinar as chuvas máximas em um determinado local.

No cenário ideal a construção das curvas IDF se daria através de dados sub-diários de precipitação, porém, esse tipo de dado não é encontrado com facilidade nos meios públicos, como Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O que se encontra são dados de precipitações diárias.

Não obstante, é possível construir curvas IDF a partir de dados diários de precipitação. Umas das formulações mais comuns é a equação de Sherman, que define o valor da Intensidade da Precipitação em função do Tempo de Retorno (TR) do Projeto, Duração da Chuva do Projeto e dos Parâmetros Locais K, a, b e c. A partir da intensidade da chuva são dimensionadas diversas estruturas hidráulicas, como barragens, canais, bacias de retenção, calhas etc.

Nesse cenário, merece destaque o trabalho do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos (GPRH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que desenvolveu alguns softwares que auxiliam no dimensionamento do sistema de drenagem de águas pluviais das estradas não pavimentadas, como o Plúvio e o Estradas, disponíveis para download no sítio eletrônico do grupo.

O software Plúvio, disponibilizado na versão 2.1, possibilita a obtenção da equação de chuvas intensas para qualquer localidade dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Tocantins, e para os demais estados do Brasil, apenas para as localidades onde já existem as equações.

Referências

GPRH. Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos – Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: https://www.gprh.ufv.br/?area=softwares.

Entre em contato