Funcionalidades do Software Rockworks

25 de outubro de 2023

Rockworks é um software do grupo Rockware Incorporated utilizado para o gerenciamento, modelagem, análise e visualização de dados geotécnicos, geoquímicos, geofísicos, hidrogeológicos e outros.

O gerenciador de dados é utilizado para facilitar a entrada de dados de sondagens: medições geotécnicas, geoquímicas, geofísicas e/ou hidrogeológicas, litologias e/ou estratigrafias observadas, níveis de água, fraturas e outros dados. A partir da alimentação deste gerenciador de dados e da seleção do algoritmo de interpolação, é possível proceder então com a modelagem. Do modelo, por sua vez, podem ser obtidos mapas, perfis, seções transversais, modelos tridimensionais sólidos e outras formas gráficas espaciais de forma rápida e fácil. Além da possibilidade de geração de modelos e edição de formas gráficas espaciais, o Rockworks também permite permite análises estatísticas e outros cálculos.

De forma particular, o Rockworks teve fundamental importância no Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desenvolvido por Santos e Bridi (2017), que resultou ainda nos Artigos Científicos publicados no 16º Congresso Nacional de Geotecnia (CNG) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia e na Revista Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), ambos em 2018, também desenvolvidos por Santos e Bridi (2017), que tiveram como objetivo caracterizar a subsuperfície de uma área na localidade dos bairros Jardim Camburi e Aeroporto, no município de Vitória – ES. Para tanto, foram utilizados modelos geotécnicos tridimensionais e da bibliografia existente sobre as características geológicas da região. Os modelos foram construídos a partir de informações de investigações geotécnicas cedidas por empresas que prestaram serviço entre 2006 e 2016 na região. A análise recorreu à seleção dos boletins de sondagem à percussão SPT (Standard Penetration Test) mais representativos da área de estudo. Em seguida, ocorreu o tratamento dos dados e, por fim, a modelagem a partir de filtros e algoritmos de interpolação do software RockWorks. Os resultados foram apresentados através sob a forma de um modelo litológico, baseado nas descrições táctil-visuais das camadas nos boletins de sondagem, e ainda de um modelo de resistência à penetração, baseado nos valores obtidos para o índice NSPT. Através da interpretação dos resultados foi possível caracterizar então área de estudo como uma transição geológica entre os Depósitos Quaternários e a Formação Barreiras.

Referências

ROCKWORKS. Disponível em: https://www.rockware.com/product/rockworks/.

BRIDI, L. O.; SANTOS, A. A. M. DOS; PIRES, P. J. M. Caracterização da Subsuperfície na Transição entre Formação Barreiras e Depósitos Quaternários em Vitória – ES. Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação, v. 3, n. 4, 24 jul. 2018.Disponível em:  

https://www.unifeso.edu.br/revista/index.php/revistacienciatecnologiainovacao/article/view/946.

Entre em contato