Empresa

 

A Manancial Projetos e Consultoria Ambiental atua, desde 2004, no segmento de Engenharia Ambiental, prestando serviços de consultoria para as mais diversas atividades empresariais. Sua cartela de clientes iniciou-se, principalmente, com empresas do setor agroindustrial, com destaque para a elaboração de Sistemas de Tratamento de Efluentes Industriais de laticínios, abatedouros, frigoríficos e suinoculturas.

Na sequencia, a Manancial ganhou espaço também no setor de rochas ornamentais, sobretudo na Região Noroeste do Espírito Santo. Por meio de inúmeros estudos, iniciados em empresas italianas e aplicados às empresas capixabas, a Manancial gerou dados de extrema relevância para o desenvolvimento de sistemas de tratamento de efluentes e gerenciamento adequado dos resíduos provenientes do beneficiamento de rochas ornamentais, tornando-se, assim, referência nas questões ambientais desse setor, cujas atividades de exploração e beneficiamento no Espírito Santo contribuem com 50% da produção de todo o mercado nacional e representam 65% das exportações brasileiras.

O monitoramento e a análise dos possíveis impactos ambientais ocasionados durante os diversos processos industriais é outra linha de atuação da Manancial, a qual realiza também o gerenciamento de condicionantes estabelecidas por órgãos ambientais fiscalizadores em Termos de Controle Ambiental (TCA) e em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

A qualidade reconhecida de seus serviços, para os setores público e privado, resultou na ampliação e na diversificação de sua clientela em diversos tipos de atividades e, inclusive, já permitiu à Manancial extrapolar as fronteiras capixabas, com trabalhos realizados nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em 2009, a Manancial deu um salto importante na sua trajetória, com a inauguração de sua primeira filial, iniciando a atividade de "Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração (RADEM) por Meio do Uso de Resíduos da Mineração Classe II-A e II-B". A empresa recebe atualmente cerca de 3.000 (três mil) ton/mês de resíduos gerados no Beneficiamento de Rochas Ornamentais em uma área degradada por mineração que está sendo recuperada no município de Nova Venécia – ES, e recebeu ao longo de três anos nessa mesma área, cerca de 40.000 (quarenta mil) toneladas os resíduos provenientes da perfuração de poços de petróleo on shore (cascalhos de perfuração) Classe II A gerados no norte capixaba.

Em setembro de 2013, após um gratificante período de dois anos de trabalho, recebemos a carta recomendação em nossa área degradada pela mineração, em fase de recuperação, por meio de célula de disposição final de resíduos Classe II A e II B, pela Certificadora Internacional, a Bureau Veritas, para o nosso SGA - Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO 14001.

Essa Certificação Internacional apresenta e garante, aos nossos clientes, fornecedores e órgãos ambientais fiscalizadores, que estamos na direção correta para a proteção ambiental dos serviços que prestamos. Significa, resumidamente, que os mesmos padrões de gestão ambiental utilizados nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, países Europeus e Asiáticos, dentre outros, estão atualmente sendo executados também no norte de nosso estado, em Nova Venécia, o que muito nos honra e gratifica.

Conseguimos então, com essa Certificação, esclarecer para nossos clientes porque somos tão criteriosos em nossa operação, com solicitações constantes de documentos e outras cobranças. Nosso único objetivo é atender a todos da forma tecnicamente mais segura no que se refere à proteção do meio ambiente.

Também no mês de setembro de 2013, inauguramos nossa segunda filial, após recebermos as Licenças Ambientais Prévia e de Instalação, para início de nossa segunda RADEM, situada na Grande Vitória no município de Serra – ES, com capacidade aproximada de 500.00 (quinhentos) mil m³ para recebimento de resíduos da mineração CLASSE II A e II B, a qual, como na Filial de Nova Venécia, também buscará a certificação internacional de seu SGA 14.001.

O trabalho sério e comprometido com a ética sustentável, ao longo desses nove anos, resultou à Manancial reconhecimento por sua atuação em projetos de destaque ambiental e que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Espírito Santo, e diversas conquistas: certificação, premiações, participações em congressos nacionais e internacionais e diversos artigos publicados.

Tudo isso só foi possível graças ao esforço constante da Manancial em prestar serviços de qualidade, realizados por equipe técnica capacitada e multidisciplinar, que preza pelo estudo em campo e pela busca constante de novas tecnologias na área ambiental. Somam-se ainda as parcerias de sucesso com prestadores de serviços na área, permitindo, assim, que a Manancial realize e apresente projetos com respaldo técnico e de credibilidade aos órgãos ambientais.