Project Description

Destinação Final de Resíduos Sólidos das Classes II-A e II-B

Os processos de desidratação com a MANANCIAL PROJETOS tem como objetivo eliminar a água dos lodos e rejeitos dos processos industriais, tratamento de água e esgoto, entre outros. Estes lodos, majoritariamente compostos por água, necessitam uma correta destinação para que não causem danos ao meio ambiente. Para que o seu transporte seja efetivo, a desidratação ou desaguamento destes resíduos é necessária e de grande custo benefício.

Após o processo de desidratação, o volume a ser transportado é basicamente de parte sólida. A água extraída durante o processo também pode ser reutilizada para outros fins de reuso.

Funcionamento

O processo de desidratação do resíduos acontece através do bombeamento do sedimento para a parte interior da MANANCIAL PROJETOS, com a aplicação de um processo físico-químico de tratamento do resíduos via polímero. Durante o processo de bombeamento, o resíduo é colocado contra a resistência do tecido dos tubos, fazendo assim, que seus sólidos fiquem retidos e a água é continuamente removida pelos poros da MANANCIAL PROJETOS.

Destinação Final de Resíduos Sólidos das Classes II-A e II-B (NBR 10.004/04)

Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração por Meio do Uso de Resíduos Classe II-A e II-B

  • RADEM NV I

    Localizada em Nova Venécia, município do norte do Espírito Santo nacionalmente conhecido como a Capital do Granito, a filial recebe Resíduos Sólidos Classes II-A e II-B provenientes do Beneficiamento de Rochas Ornamentais. A área degradada por mineração a ser recuperada pela empresa, com cerca de 6.000 (seis mil) m², possui capacidade para receber 80.000,00 (oitenta mil) m³ de resíduos. Atualmente recebemos cerca de 3.000 (três mil) ton/mês de resíduos gerados no Beneficiamento de Rochas Ornamentais, e recebemos ao longo de três anos nessa mesma área, cerca de 40.000 (quarenta mil) toneladas os resíduos provenientes da perfuração de poços de petróleo on shore (cascalhos de perfuração) Classe II A gerados no norte capixaba. Em setembro de 2013, a Manancial conquistou uma carta recomendação, pela Certificadora Internacional Bureau Veritas, para o SGA – Sistema de Gestão Ambiental implementado na área, com base na norma ISO 14001.

  • RADEM NV II

    Localizada em Nova Venécia, município do norte do Espírito Santo nacionalmente conhecido como a Capital do Granito, a filial receberá Resíduos Sólidos Classes II-A e II-B provenientes do Beneficiamento de Rochas Ornamentais. A área degradada por mineração a ser recuperada pela empresa, com capacidade para receber aproximadamente 300.000,00 (trezentos) mil m³ de resíduos. Encontra-se em fase final de instalação (LI IEMA  Nº 145/2014) aguardando a emissão da licença de operação.

  • RADEM NC I

    A segunda filial acaba de ser inaugurada para uma nova Recuperação de Área Degradada pela Mineração (RADEM) na região da Grande Vitória, Nova Carapina, no município de Serra, ES, com capacidade aproximada de 500.000 (quinhentos mil) m³ para recebimento de resíduos da mineração CLASSE II A e II B.

PROJETOS CONCLUÍDOS

Obras Hidráulicas 94%
Geomembrana Reforçada 88%
Aplicações de contenção 97%
CONTATO